A Natureza Nos Surpreende a Cada Dia!

A Natureza Nos Surpreende a Cada Dia!
Panda-vermelho- Animal do mês!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Animal do mês: Carcaju!

  Carcaju

              O carcaju é um mamífero carnívoro nativo de regiões ao norte da Europa, Ásia e América do Norte. Na Europa, recebe o nome de glutão. É um animal de corpo pesado, pernas curtas e grossas, e possui garras longas e encurvadas. Geralmente anda com a cabeça e cauda baixas, e as costas arqueadas, mais altas. O focinho é curto e pontudo, e a cabeça arredondada. Seus olhos são bem afastados um do outro, e as orelhas se projetam pouco acima dos pelos na cabeça.
            A grossa pelagem do corpo é constituída de longos fios brilhantes, e é de cor marrom-escura, exceto por duas faixas mais claras que se estendem pelos lados do corpo.  O comprimento do animal vai de 65 a 105 centímetros, não contando a cauda. O carcaju é um animal noturno que nunca hiberna. Apesar de seus movimentos parecerem desajeitados, ele pode se deslocar com muita rapidez. Geralmente viaja sozinho, exceto durante a temporada de acasalamento.
            De Janeiro a Abril, a mãe dá a luz de 2 a 4 filhotes. Carcajus comem ovos de pássaro, frutas vermelhas, e qualquer animal que consigam matar. Não havendo comida disponível, podem se alimentar da carcaça de animais mortos, e são capazes de roubar a isca de armadilhas deixadas por caçadores. 

           
Embora tenham sido bastante numerosos no passado, o carcaju tornou-se um animal raro devido ao excesso de caça, movida por sua pele e também porque alguns o consideram uma praga. 

Curiosidades
            O Super Herói dos X-Men, Wolverine, foi inspirado nesse animal. Mesmo não sendo o maior predador de seu ambiente, poucos encaram a Carcaju, pois ele é feroz e agressivo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário